segunda-feira, 9 de junho de 2008

Estava assitindo a uma reportagem hoje,que falava sobre a liberdade e a falta dela durante o período da ditadura militar.Falta de liberdade de expressão deve ser péssimo mas mesmo assim cabe aqui uma reflexão.Foi durante o período de ditadura que nasceram alguns dos mais importantes movimentos artísticos do país,vide Tropicália,Cinema Novo,o surgimento da Bossa Nova e o fortalecimento do rock brasileiro ointentista.Legal.Depois do final da ditadura,quais movimentos artísticos relevantes surgiram no país?Eu não consegui pensar em um sequer.O povo parou de pensar?Exatamente quando nos foi dada a tão sonhada liberdade,pára-se de refletir,de pensar?A música popular brasileira que eu tenho visto surgindo traz algumas coisas boas mas se MPB realmente significa o que a sigla nos traz,todas essas bandas de pagode,o funk e grupos sertanejos(como Bruno e Marrone,que estão todo ano na lista dos 10 cds mais vendidos do país e outros)fazem parte dela.Resumindo,a arte popular no país está uma merda.O cinema brasileiro de qualidade não é assistido no país,a música de qualidade,em grande parte,está escondida no underground sem gravadora,sem produtor e sem mercado.Conclusão:o povo brasileiro só pensa e cria arte de qualidade quando é proibido de fazê-lo.Ter liberdade é ótimo.Mas o que estamos fazendo com ela?

2 comentários:

-Dai disse...

Esse modelo democrático,apesar de ter lá seus erros, faz com que possamos nos expressar nossas opniões do que naquele tempo. Até porque muitas pessoas lutaram pra que aquele sistema ditador mudasse. E mudou, só que estamos estragando toda essa liberdade que nos foi dada.
=/
Ainda estou pensando em algo bom na arte brasileira que não seja "tropa de elite", nem novelas, nem futebol, nem sei lá mais o que.
Pensando em bandas atuais que salvem a música brasileira. É, são poucas as que possuem um conteúdo inteligente. Mas esse povo insiste em continuar ouvindo ivete sangalo e bruno e marrone.



Meu e-mail é: daizabnogueira@gmail.com

;)

Báah - Thoughtless disse...

Ahn , o povo já pensou???

O Brasil não tem povo , tem público .