segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eu e os peixes

Não foi um bom dia.O trânsito estava péssimo,a garota da qual eu gosto nem olhou pra minha cara e a nota do prova não era tão boa quanto eu esperava apesar de estar acima da média.Pra piorar meu dia(aparentemente),ao entrar no Pet Shop do pai do meu amigo,havia um peixe diferente dos outros.Ele parecia inquieto com o fato de que a tampa de seu aquário estava aberta.O Luís,meu amigo,ia colocar a ração dele,por isso abriu a tampa,mas esqueceu de fechá-la.E pela imobilidade trazida a mim pela negatividade das circunstâncias nas quais se passaram o meu belo dia,apenas observei o desespero do peixe.O empenho dele foi tão grande que consegiu,finalmente,pular pra fora do aquário.Sinceramente,não sei se esse era o objetivo dele,mas mesmo assim não me movi.Só observava aquele peixe ali se debatendo no chão,agonizando,tentando lutar contra algo muito maior que ele.E acabei me vendo naquele peixe.Eu sou aquele peixe,se debatendo,se contorcendo,dando mil cambalhotas por dia e aceitando todas as dificuldades e humilhações com resignação e tranquilidade,o que em outros dias de mais orgulho seria impossível.E em pouquíssimo tempo o óbvio acontece:o peixe morre.Estava ali meu futuro.Não dá pra agonizar por tanto tempo mesmo.O que eu tenho feito da minha vida?Acho que cansei de verdade agora."Vou morrer de uma vez",pensei.E foi isso que fiz.Sem mesmo ter falado com o meu amigo ou com o pai dele,saí da loja e resolvi me demitir do meu emprego de nivel técnico e trancar a faculdade de Direito.Aquele peixe me ensinou mais do que todos à minha volta durante toda a minha vida.Depois daquilo,nunca fui tão feliz:entrei num curso de Fotografia,fiz vestibular de novo,dessa vez pra Cinema e nunca mais parei de cultivar peixes.Hoje tenho um curta-metragem lançado e 7 aquários em casa.Os peixes continuam me ensinando muito.Essa coisa de respirar debaixo d'água também é uma ótima lição,sabe?Lembra a minha tentativa de me adaptar a pessoas,lugares e situações que nada têm a ver comigo.Ah,esses peixes sabem tudo mesmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu me vi nesse peixe.

Anônimo disse...

ontem foi um bom dia, lembrei de radiohead com o seu post
"we're fishies
we're planning to escape"