sábado, 20 de setembro de 2008

Clarice?Clarice.

Sobre essa tentativa de resumir autores em frases de efeito.Muita gente adora pegar frases da Clarice Lispector e se utilizar delas.O problema é que com isso,passa-se uma imagem vulgar e pseudo/wannabe-profunda da autora,o que não a define efetivamente.Não que eu já tenha lido pelo menos um romance da Lispector mas pelos contos dela percebe-se que não é o que as frases de perfil de orkut e de exposições mostram.Hoje fui a uma exposição da Clarice.Clarice Lispector - A Hora da Estrela.Pelo nome da exposição espera-se algo apelativo,porque o título passa essa visão,mas não é ruim.A exposição é pequena,verdade,mas não é desinteressante.Tem livros dela pendurados caso as pessoas queiram ler,tem a única entrevista concedida por ela a uma rede de televisão,cartas trocadas entre ela e o filho ou amigos e várias outras coisas.Sobre a entrevista,ela foi realizada em 1977,ano da morte da autora e,também,ano de lançamento do livro mais conhecido e bem-sucedido,best-seller tupiniquim e tudo mais que é A Hora da Estrela.De vez em quando eu me pergunto o porquê desse título.Talvez a Estrela do título faça referência à protagonista nordestina do livro.Só lendo para saber.Mas a exposição não serviu apenas para que eu revisse algumas partes de uma entrevista e para que eu chegasse à conclusão inicial desse texto aqui.A ida ao local da exposição,serviu para que eu comprasse o livro Água-viva,que a menina da livraria disse que é bem legal.Agora já tenho um romance da Clarice Lispector em casa.O que falta?Falta dinheiro pra comprar outros livros,porque eles estão com um ótimo preço por lá e reflexão para saber se é o momento certo para começar a ler o livro já que as coisas esse ano estão um pouco complicadas.Por exemplo,não consegui ler um livro do Gabriel García Marquez porque estava atrapalhando minha linha de raciocínio matemático.Mas tudo vai ter valido a pena.Mas tudo vai ter valido a pena.Mas tudo vai ter valido a pena.Mas tudo vai ter valido a pena?Será que valeu a pena mesmo?Mas tudo vai ter valido a pena,eu acho.

3 comentários:

Mel. disse...

Também fui na exposição ontem e achei muito boa. Já li três livros da Clarice e isso que você alega, de tentar resumir escritores com frases efeito para orkut/msn é algo normal...Acontece. Eu acho que quando o escritor é realmente bom, isso é legal, sabe? Não busco um sentimento de reservar o escritor para mim ou para um grupo de privilegiados. Mas que todo mundo conheça mesmo, que coloque frases por aí, porque esse é o objetivo do escritor: atender a diferentes públicos.

E sim, o titulo " A Hora da Estrela" faz referência a protagonista nordestina, que só tem sua hora de "brilhar" no final do livro. Onde por acaso, ela morre.

P.S.: Água-viva é um excelente livro, você vai adorar. :)

Juuh Fernandes disse...

Ah, onde tá essa exposição?
Nunca li nada dela! .-.

;**

Báah - Thoughtless disse...

As pessoas usam frases sem entender o real significado . Usam frases que acham soar bem , e no fundo , estão pouco se fudendo pro significado superficial daquilo que escrevem ou reproduzem.