segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Vergonha

Eu devia sentir-me envergonhado.Eu já não sei escrever!Há poucos dias atrás(que agora pode ser também ha poucos dias atras),eu sabia escrever bem e algumas pessoas até me respeitavam por isso.E agora?E o meu orgulho?Pra onde vai?E o orgulho que eu tinha da beleza da minha língua e de toda a sua riqueza?Como posso me orgulhar de algo que já não me parece lógico.Não sei se ja não me parece logico.Estou perdido,humilhado,sem chão.E os alunos que já tinham dificuldade?Esses teriam dificuldade de qualquer forma.E os que sabiam utilizar a ortografia corretamente?São rebaixados ao nível de quaisquer outros?E os professores?Quão inseguros ficarão quando o aluno perguntar coisas que ele não vai saber responder?Pois aquele português de 5/6 dias atrás já não é o que querem que nós usemos.E por que sendo Portugal uma nação de território,ou territorio,energúmeno frente ao vasto campo territorial brasileiro e de nação de quantidade ínfima,vai ter 6 anos enquanto nós só teremos 4 anos?Por que o certo agora é paraquedas e para-brisas continua com hífen?Por que os prefixos aero,agro,alvi,ante,anti,arqui,auto,contra,des,eletro,entre,extra,foto,geo,hidro,in,infra,intra,
macro,maxi,mega,micro,mini,moto,multi,nano,neo,pluri,poli,proto,pseudo,re,retro,semi,sobre,
socio,supra,tele,tri,ultra,caso,video se juntam com hífen ao segundo termo quando a letra inicial é H ou uma vogal igual à do final prefixo,de acordo com a nova regra,e outros prefixos não?Por que os prefixos piro,para,equi,super,hiper,inter e tantos outros não estão na lista?Por que o documento assinado nas décadas de 80 e 90 por Antônio Houaiss(brasileiro) e João Malaca Casteleiro não foi revisto?Por que em vez de realmente sentir vergonha,como disse no início do texto,eu sinto raiva?Por que estou indignado se o novo acordo é algo que tem por objetivo beneficiar?Por que eu consegui ler a obra completa de Alberto Caeiro(um dos heterônimos de Fernando Pessoa),e foi uma das coisas mais prazerosas que já fiz na vida,sem precisar de tradução?Por que quando vou a um blog português consigo ler sem muita dificuldade?E por que depois desse acordo nada mudou?Que benefício esse acordo traz para os,aproximadamente,240 milhões de pessoas que têm no português seu idioma oficial?Por que?Por que?Por que?Por que o governo vai gastar tanto para revisar os livros das bibliotecas do país,se esse acordo não parece ter um benefício palpável?Por que o ser humano não é razoável?Por que cometemos crimes?Por que há assassinatos?Por que há estupros?Por que?Por que?Pela falta de lógica?Se algumas das pessoas mais letradas do país,que em tese seriam mais lógicos e racionais que a massa,estão fazendo o que me parece uma das coisas mais estúpidas que já vi em vida,estamos na merda?Sim,estamos na merda.Nem na merda estamos,pois seria um lugar para pisar.Não há chão,estamos voando na falta de conhecimento agora.Eu sabia escrever,agora não sei mais.Acabei de passar em um concurso federal e adquiri bastante conhecimento estudando para ele.Em quanto tempo vou conseguir reaprender a minha própria língua?Quer dizer,lingua.Em quanto tempo os professores brasileiros,que já não são aptos a ensinar uma regra que existe faz um bom tempo,vão estar qualificados para ensinar uma gramática já com as novas regras?Nada faz sentido.Sinto-me traído,ou traido,enganado,melancólico e burro.E se você acha que sabe escrever em português,considere-se burro também.Todos são burros.

4 comentários:

D. Q. M. disse...

Eles tinha que nos contaminar com essa burrice toda, é uma pandemia esse acordo. Já não sabia escrever também, agora é que não sei mesmo.

Concordo com você; mas nada de 'acordos', pois as vezes eles (como nesse caso) concordam de uma muito confusa. hehehe.

É válida sua indignação.

.

Anônimo disse...

Sim, para quem aprendeu a escrever bem esse acordo só vai servir para trazer mais confusão à vida. Quero dizer, já não bastasse o que alguns de nós passa para conseguir se expressar escrevendo, quando conseguimos se torna um alívio e ganhamos a destreza dessa arte que é escrever com o tempo. E agora, nem o que sabia fazer de melhor sei mais... Agora o meu primeiro talento é fazer torta de limão... olha que decadência.
E o pior, vou prestar vestibular com novas regras - que sei que vou aprender, mas elas vão ferir o meu orgulho cada vez que eu deixar de usar o hífen ou de pingar o trema...

Táxi Pluvioso disse...

Enquanto o Bill Gaitas não actualizar os o corrector automámico bem se lixa a língua. E se ele quiser dinheiro pelo programa a língua ficará lixada para sempre, pois eu não actualizo.

Até sou a favor da reforma que acho muito curta. Deviam ter retirado todos os acentos, só chateiam as teclas.

Aqui ficar um exemplo de arte barata com a queda dos preços dos alimentos.

Karina Mills disse...

Pois é, e eu que até agora não tinha um português perfeito e aprendi com dificuldade muitas coisas, eis que tudo muda e vou ter que rever tudo que aprendi com tanto esforço... É injusto me ensinarem uma coisa a vida inteira, e agora que mais preciso disso, muda tudo sem muita necessidade. Não achei lá tão horrível a idéia de unificar a língua portuguesa, mas isso vai trazer dificuldades a muitas pessoas e muito dinheiro vai ser envolvido em algo não tão importante quanto a violência no rio de janeiro, a fome no nordeste, as crianças sem escola, etc. Sem contar que muitas palavras me dão no nervos só de ler, antissocial me dá vergonha de ser antissocial. Questão estética não é tudo, mas de modo geral essa mudança não foi uma boa idéia.